...........................................

.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

EDIÇÃO 108 QUAL O PÃO DA CEIA DO SENHOR



A CEIA DO SENHOR
QUE TIPO DE PÃO DEVERÁ SER USADO?

Algumas igrejas insistem em usar pão sem fermento na Ceia do Senhor, enquanto outras usam pão fermentado comum. Qual prática é a correta, de acordo com as Escrituras?
Somente pão sem fermento deverá ser usado na Ceia do Senhor, por duas razões: Œ1) Este é o que Jesus usou, e 2) Este é o símbolo apropriado para o sacrifício perfeito de Jesus.


Consideremos a evidência bíblica apoiando estas duas razões.
1)Œ Pão sem fermento é o que Jesus usou. Os relatos nos Evangelhos (Mateus 26:17-30; Marcos 14:12-26; Lucas 22:7-23) tornam claro que Jesus comeu a Ceia do Senhor com os apóstolos durante os Dias dos Pães Asmos (sem fermento). Durante esta festa, que se originou quando os israelitas estavam preparando para sair de sua servidão no Egito, o consumo de fermento era terminantemente proibido (Êxodo 12:15). Não há dúvida de que o pão que Jesus usou na primeira Ceia do Senhor não era fermentado. Isto, por si só, é razão suficiente para se usar somente pão sem fermento na Ceia do Senhor, pois os verdadeiros discípulos de Cristo sempre procuram seguir seu exemplo e instrução

(1 Coríntios 11:1; Colossenses 3:17).


2) O pão sem fermento é o símbolo apropriado para o sacrifício perfeito de Jesus. No Velho Testamento, o fermento simbolizava a impureza que não poderia ser oferecida a Deus. Além da proibição do fermento durante os Dias dos Pães Asmos, a Lei de Moisés proibiu o uso de fermento em qualquer sacrifício ao Senhor (Levítico 2:11). O fermento é usado, no Novo Testamento, para representar a falsa doutrina (Mateus 16:5-12) e a corrupção moral
(1 Coríntios 5:1-8). Deus não aceita tal impureza nos sacrifícios oferecidos a ele. Para ser um sacrifício aceitável, Jesus teve que ser sem fermento (1 Coríntios 5:7), isto é, sem pecado (1 Pedro 2:21-25).

O sacrifício sem fermento de Jesus nos ajuda a apreciar a importância da pureza em nossas vidas. O fermento da imoralidade tem que ser retirado de uma igreja local pela expulsão dos pecadores impenitentes (1 Coríntios 5:1-13). Para participar da comunhão com Cristo e para ser um sacrifício aceitável por ele, temos que evitar o fermento da idolatria e do mundanismo (1 Coríntios 10:14-16; Romanos 12:1-2).

Pastor Francisco Antonio

Nenhum comentário: