...........................................

.

domingo, 20 de janeiro de 2013

EDIÇÃO 481 A SEGUNDA RESSURREIÇÃO


PASTOR
 

A segunda ressurreição

A primeira ressurreição é o âmago da mais elevada esperança dos cristãos

É de suprema importância que o leitor faça parte da primeira ressurreição, porque quem não participar da primeira obrigatoriamente o fará da segunda.

E na segunda, quem escapará do lago de fogo?

Da segunda ressurreição participarão todos os mortos que não participaram da primeira ressurreição, conforme está determinado e o apóstolo João registrou:

"Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras." Apocalipse 20.12,13

Enquanto a primeira ressurreição acontece em diversos períodos, a segunda acontece de uma só vez, após o Milênio. O que nos causa profunda tristeza é sabermos que muitos que hoje rejeitam a obediência à Palavra de Deus, e que ainda podem participar da primeira ressurreição, irão mesmo participar é da segunda!

Sobre a ressurreição dos mortos lemos pela primeira vez no Antigo Testamento o que disse o profeta Isaías: "Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão..." (Isaías 26.19). Já o profeta Daniel escreveu: "Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno" (Daniel 12.2).

A palavra "ressurreição" está escrita no Novo Testamento por mais de quarenta vezes, e somente é utilizada para descrever a verdadeira ressurreição do corpo físico.

O Espírito Santo fala da primeira ressurreição para distingui-la da segunda. A primeira ressurreição é o âmago da mais elevada esperança dos cristãos.

Todas as recompensas, todas as honras, todos os títulos de dignidade que são prometidos aos santos e vencedores serão concedidos por ocasião da primeira ressurreição. Mas quem terá parte na primeira ressurreição? Vejamos:

1) Os "bem-aventurados e santos"- aqueles que já eram, em sua existência terrena, bem-aventurados na esperança da glória e santificados de uma só vez, por intermédio do Senhor Jesus Cristo.

2) Os que creram - estes ressuscitaram e ressuscitarão nos diversos períodos até ao Milênio. Já vimos que:"...assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda" (1 Coríntios 15.22,23).

A ressurreição começa com o Senhor Jesus vencendo a morte; depois seguem aqueles que Lhe pertencem, quando Ele voltar, mas é interessante notarmos o que aconteceu logo após a ressurreição do nosso Senhor:

"Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos." Mateus 27.51-53

Se está dito que "muitos corpos de santos" ressuscitaram dos sepulcros, significa dizer que então houve uma seleção, ou uma escolha, pois não foram todos ressuscitados. E por que isto?

Paulo também disse: "para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos" (Filipenses 3.11). Mas por que o apóstolo disse "de algum modo"? Cremos que isto se dá com pessoas especialmente santificadas, as quais, de algum modo, agradaram muito mais a Deus.

É o caso de Enoque, por exemplo. O texto sagrado diz: "Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si" (Gênesis 5.24). Como poderíamos qualificar o caráter de Enoque, para que Deus o pudesse tomar para Si? De uma coisa temos certeza: O seu coração era perfeito para com Deus!

Os que já ressuscitaram não precisarão esperar pelo arrebatamento, porque já tiveram o alto privilégio de poderem se revestir do corpo de glória imediatamente após o seu falecimento.

O próprio apóstolo Paulo se esforçou para chegar à ressurreição dentre os mortos; por isso ele considerou tudo como refugo, para ganhar a Cristo, sim, ele prosseguiu para este alvo. Portanto, sigamos o seu conselho a Tito:

"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras." Tito 2.11-14

3) Os mortos em Cristo que ainda estarão nos seus túmulos por ocasião do arrebatamento, conforme está escrito: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro". (1 Tessalonicenses 4.16).

4) A grande multidão que ninguém pode enumerar, conforme Apocalipse 7.9-14. E ainda: "...as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus...". (Apocalipse 20.4).

Estes são os mártires que vêm da Grande Tribulação. Eles lavaram as suas vestiduras no sangue do Cordeiro e têm parte na primeira ressurreição.

5) As duas testemunhas (Apocalipse 11.7-12).

6) Os cento e quarenta e quatro mil selados dos filhos de Israel (Apocalipse 7.4). E "...tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão..." (Apocalipse 20.4).

A estes o Senhor diz diretamente: "(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)" (Apocalipse 16.15).

Concluindo, verificamos que a primeira ressurreição não é algo único e completo em si mesmo, como a segunda ressurreição, mas consiste em diferentes ressurreições e arrebatamentos, começando com do Senhor Jesus Cristo e terminando com o tempo da derrota do anticristo e dos seus exércitos.

 
Ajuda-NOS Nesta obra de Deus ... Nós contamos pela Fé com sua oferta, disse Jesus: " o altar que santifica a oferta" Mt 23:19 ( clique aquí )

Nenhum comentário: